sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O novo e Maravilhoso Secretário de cultura de Jandira-Quer matar a arte

No dia 16 de fevereiro, essa segunda feira nós,artista da cidade de Jandira, fomos fazer uma reunião com o novo secretário de cultura, e ele nos tratou muito mal, desde o começo da reunião, pois a reunião estava marcada para as 14:00 e nós fomos atendidos as 14:30,e ele iniciou a reunião nos testando como expressões que não tinha nada ver com o teatro, pensando que nós eramos leigos.
Ele falou de uma compania de teatro da cidade de Jandira, onde os atores não receberiam nada, aliás receberiam a "realização pessoal", por amar a cultura, mas nos amamos a nossa arte e não a cultura o que é bem diferente, ele disse que a oportunidade ele estava dando, e se a gente não quiser ia ter quem quisesse, porque na manhã deste dia vinte grupos de teatro da cidade tinha ido procurar ele, detalhe só existem quatro grupos de teatro na cidade, e todos nós nos conhecemos,eu suponho que se só existem essa quatro as outra dezessseis devem ser evangélicas. Nesta CIA os atores não teriam direito a nada (eu me pergunto, o fundo de cultura nesse caso irá pra quem?)pois o fundo de cultura da cidade foi aprovado, talvez pra igreja dele, detalhe ele é bispo, que lindo um bispo como secretário de cultura, e fariam apenas o que eles quissesem, e ele disse que nesta CIA os atores teriam que fazer tudo que eles quisessem e se não tivessem ao alcançe dos atores eles teriam que se virar para connseguir o que eles querem, e ele só pagariam se nós fossemos escritos na comissão dos atores,onde fica isso? e tivessemos DRT, porque ele não pagaria que não tivesse "capacidade" de receber.
Ele fechou a casa de cultura porque quer reformá-la, ate ai tudo bem, e todas as aulas vão ser ministradas no teatro, então ele não sabia se poderia liberar o teatro(sala Gonzaguinha) para os grupos ensaiarem, o Gonzagão é muito solicitado, pela educação, saúde e para reuniões da prefeitura, e os grupos não poderiam ensaiar lá.Porém ele é da secretária de cultura.
Ele também disse que ele teria que ver as peças que seriam apresentadas nos teatro porque só seria apresentado o que ele quisesse e achasse que fosse bom para a cidade, pois ele argumentou que em uma peça de teatro havia um beijo homossexual e ele não quer isso no teatro "dele".E o curso de teatro não haverá na época de Paixão de Cristo, pois quem se inscrever no curso obrigatoriamente terá que fazer a Paixão de Cristo, e novamente sem remuneração.Ou seja o curso de teatro virará ensaio pra Paixão de Cristo, pois ele não sabe diferenciar uma aula de teatro de uma peça.
Além de não responder uma grande parte de nossas perguntas, ele disse que havia trabalhado em quatro prefeituras,e quando eu perguntei quais ele riu,e disse: próxima pergunta, manteve se gritando com a gente, por não saber responder as nossas perguntas, e a todo momento ele esfregava em nossa cara que ele que mandava lá, e que não precisava provar nada a nenhum de nós por que éramos "moleques".
Agora cabe a todos artistas desta cidade não deixamos a cultura morrer pois não somos obrigados a suportar um ditador na cultura.Pois ela é a nossa casa.
Não deixa a arte morrer, não deixe a arte acabar, pois nos vivemos de arte, e a arte foi feita pra gente apreciar,tirar mensagem e mudar nossa forma de ver o mundo

13 comentários:

Equipe Fanzineonline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ariane Muler disse...

Nossa que triste isso !
Infelizmente existem pessoas com o pensamento fechado.
Não conseguem entender que arte não se reprime .
Espero que consigam fazer as coisas e ter sucesso , sem esperar de pessoas como essas que infelizmente estão no poder . Bjos

Glauco Silva disse...

ah ,valeu!
Seja sempre bem vindo.
abraço

Hugo Sales disse...

ola, eu fui uma das testemunhas deste caso, o que o Jhon disse ai e a mais pura verdade e ainda sem falar os detalhes dessa reuniao, o que queremos era apoio pq na cidade ja nao tem tantos artistas interessados mas em fazer coisas na cidade, e ainda eles querem acabar com o pouco que tens !!!
devemos todos abrir o olho e pensar que a era do ditadura ja se foi a um tempinho . . . e lutar sim pela arte e viver dela .

Ana disse...

Sem palavras, essa reunião foi extremamente estressante...
Eu queria que essas pessoas entendesse o que queremos...

ARTEEEEEEE

bjus Jhow...

Ana disse...

Sem palavras, essa reunião foi extremamente estressante...
Eu queria que essas pessoas entendesse o que queremos...

ARTEEEEEEE

bjus Jhow...

Um Eterno Aprendiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Um Eterno Aprendiz disse...

É ISSO AÍ JHOW...

ESSE É O 1º PASSO...VC JÁ PASSOU ISSO PARA O MIGUEL E AGORA É COM A GENTE. NÃO VAMOS NOS REDIMIR SÓ PORQUE UM MALDITO BISPO DE ARAQUE INVADIU A CASA DA CULTURA...

ABRAÇÃO E ATÉ MAIS.

O Velho disse...

Olá,Jhow!

É isso aí, lute pela arte. Mas não se preocupe, ela não vai morrer não. Ninguém tem tanto poder assim. Aliás, é mais provável que ela se fortaleça.

Continuem fazendo o ótimo trabalho que vocês fazem aí em Jandira que tudo vai dar certo.

Grande abraço.

;-)

Hugo Sales disse...

sem agressoes verbal, tudo em seu tempo!

O Velho disse...

Venha me assistir nessa quarta, Jhow!

Passa no Velho pra saber mais!

Abraço!

;-)

Bob Silva disse...

Com certeza isso é muito triste.
É preciso que as pessoas saibam lidar melhor comn a arte.
Bob Silva
http://jandiranews.blogspot.com

GisLenE De Sáah disse...

eu tbm estava presente nesse dia mas prefiria naum ter particpado tudo que o jhow disse inflismente é verdade !!!